Alma e coração na fabricação
de pranchas de surf
EO por Beto Santos
Suas pranchas mágicas voaram nos pés de talentosos surfistas, que fizeram nome e marcaram época. Cauli Rodrigues, Pedro Muller, Ricardo Tatui, Nelson Ferreira, Roberto “Casquinha”, Fernado “Bolha”, Dedé Farah e Alex Guaraná são alguns dentre os milhares que dividiram, com Beto, a satisfação de produzir uma boa prancha.
Beto Santos no Canal Surf TV
O shaper Beto Santos está para completar 40 anos de experiência na fabricação de pranchas de surf. Entre os muitos grandes nomes do esporte que surfaram com seus foguetes está Gabriel Medina, que moldou seu surf com as pranchas do Beto Santos.
Beto Santos é alma e coração em relação às pranchas que fabrica.
Desde a época que criou a Cristal Grafite, seus designs e linhas modernas têm ajudado na formação de promissores talentos e têm feito a “cabeça” de muitos surfistas.
Suas pranchas mágicas voaram nos pés de talentosos surfistas, que fizeram nome e marcaram época. Cauli Rodrigues, Pedro Muller, Ricardo Tatuí, Nelson Ferreira, Roberto “Casquinha”, Fernando “Bolha”, Dedé Farah, Alex Guaraná são alguns dentre os milhares que dividiram com Beto a satisfação de produzir uma boa prancha.
A história por trás da marca
No início de sua carreira shapers como Henrich Schulemburg, Heitor Fernandez e Dick Brewer foram seus incentivadores. Como pano de fundo para seu desenvolvimento técnico e profissional estão as muitas viagens internacionais para lugares como Califórnia, Hawaii, Europa e Indonésia. Nas esquerdas de G-land e Uluwatu como pista de teste para seus modelos, ajudando-o a melhor compreender como realmente deve funcionar o fundo de uma prancha. Sempre antenado com as novas tendências e bastante criativo, Beto Santos inicia uma nova fase com sua marca EO, investigando novas curvas e preocupado em trazer mais projeção e maleabilidade ao fundo das pranchas, colocando a disposição dos competidores e freesurfers sua longa experiência adquirida em mais de 38 anos como shaper.
Por quê EO? Esta é a lua Io, a maior lua de Jupiter.
O nome Io inspirou o surgimento da marca EO Surfboards que hoje figura nas pranchas Beto Santos. O logo reúne toda a experiência em mais de trinta anos de desenvolvimento em design de pranchas. Quando você segura uma Beto Santos EO Surfboards na mão, está segurando uma história de muito surf e anos de dedicação na sala de shape.
História de Beto Santos
No início da década de 80 Beto Santos modificou a forma de suas pranchas, junto com o designer Andre Cotrim, revolucionando o design das pranchas mundialmente. Ambos buscavam melhorar a performance quando as 3 quilhas apareceram no mercado introduzidas pelo australiano Simon Anderson. Naquela época as pranchas tinham o deck muito reto endurecendo os “turns” o que dificultava a performance. Beto aumentou a curvatura do bloco e com isso conseguiu aperfeiçoar o shape do bico e da rabeta de suas pranchas que ficaram mais radicais, soltas e velozes. Durante o campeonato de Saquarema em 1984, Picuruta Salazar, pediu para usar uma de suas pranchas na final do campeonato e acabou vencendo. Foram muitos testes, até que Cauli Rodrigues em 1985, top surfer, descobriu Beto na casa do amigo Guilherme Valle. A partir daí Beto não parou mais de evoluir, auxiliado pela técnica e exigência de Cauli.
No ano seguinte (1986) em viagem para Austrália, Cauli conta que, shapers ficaram impressionados com a modernidade do design. Em 1987 no Hawaii acompanhando o shaper Henrich Schulemburg, foram a casa de Bill Barneifild (na época master dos designs) que olhou as pranchas no rack e ficou admirado com o rocker do bico e perguntou quem havia shapeado aquelas pranchas, prontamente Henrich apontou para Beto que sentado no banco de trás acenou. Bill o chamou para sala de shape e conversaram longamente sobre o design, no intuito de compreender como havia chegado aquela forma. Foi uma conversa de sonho, Beto Santos ainda jovem diante de um monstro do design como Bill Barneifild, teve então a oportunidade de explicar o seu conceito a Bill. Na temporada seguinte, mais precisamente 1988, os blocos da CLARK FOAM, shapeados por Bil Barneifild, mudaram de forma e assim mudou-se o rumo dos designs.